Serviço está disponível dentro do aplicativo “190 ES”, do Governo do Espírito Santo, e utiliza a localização do aparelho celular para identificar o chamado


16/03/2021 14:22

Nota aos leitores: O CineMarias oferece abertamente todo conteúdo de sua plataforma por sua contribuição diária para a agenda 2030. 

Uma nova ferramenta de denúncia está disponível para as mulheres do Espírito Santo que sofrem com a violência. O aplicativo “190 ES”, do Governo do Estado, agora conta com o serviço “SOS Marias”, que permite acionar a Polícia Militar sem a necessidade de ligação.

A localização da vítima é identificada pelo GPS do aparelho celular e, assim que acionado o botão “SOS Marias”, o endereço completo da ocorrência é preenchido automaticamente. Depois, basta clicar no botão “solicitar viatura”, que uma viatura será direcionada ao local. O aplicativo está disponível para os 78 municípios capixabas.

A ferramenta é uma nova modalidade de acionar a polícia de forma emergencial, mas cabe destacar que não funciona como um botão de pânico. Desta forma, as mulheres em situação de violência doméstica e familiar não precisarão ser detentoras de medida protetiva de urgência para acionar o serviço. Basta se cadastrar no aplicativo “190 ES”.

"O ‘SOS Marias’ é mais um canal, assim como o disque denúncia 190, em que a mulher pode fazer a denúncia, mas de forma silenciosa. Porque, às vezes, a mulher está sob uma violência, está presa ou impedida de ir a algum lugar, e ela pode acionar pelo celular. O ‘SOS Marias’ foi pensado como uma forma tecnológica de trazer proteção para as nossas mulheres que são vítimas de violência", destacou a vice-governadora Jacqueline Moraes durante participação no seminário A tela por elas, do CineMarias.

O aplicativo permite ainda que a solicitante preencha, desde que tenha condições de digitar, o campo "demais informações", possibilitando que a equipe policial tome conhecimento de fatos e características que possam auxiliar no atendimento da ocorrência.

Clique aqui para fazer o download do aplicativo 190 ES e ter acesso ao serviço SOS Marias.


Fonte: Governo do Estado do Espírito Santo