Veja o significado de cada uma das letras da sigla e entenda porque é importante conhecer e respeitar as diferentes representações

Por Aline Alves
28/06/2021 12:11

Nota aos leitores: O CineMarias oferece abertamente todo conteúdo de sua plataforma por sua contribuição diária para a agenda 2030. 

Você já deve ter ouvido falar em siglas como GLS, GLBT, LGBT, entre outras. A diferença entre elas é simples: são uma evolução de uma só sigla, atualmente definida como LBTQIA+. Sim, esta é a forma utilizada para falar de direitos e inclusão de pessoas de diversas orientações sexuais e identidades de gênero.

Jurema e Nicinha
Jurema e Nicinha: casal de mulheres lésbicas, moradoras da Rocinha e juntas há 43 anos. A história de amor delas é contada em um dos episódios da série "Meu Amor - Seis histórias de amor verdadeiro", da Netflix. Foto: Divulgação/Netflix


Ok, CineMarias, mas o que é identidade de gênero e orientação sexual? Vamos lá:


Identidade de gênero:


É o gênero com que a pessoa se identifica. Há quem se perceba como homem, como mulher, como ambos ou mesmo como nenhum - os chamados não-binários. Cisgênero é quem se identifica com o gênero de nascimento. Já transexual ou transgênero é quem se identifica com um gênero diferente do que lhe foi dado no nascimento.



Orientação sexual:


Não tem nada a ver com o item acima. Orientação depende do gênero pelo qual a pessoa desenvolve atração sexual e laços românticos. Heterossexual é quem tem atração por alguém de outro gênero. Já homossexual é quem tem atração por alguém do mesmo gênero... 


Leia mais aqui


[ L ] Lésbicas: mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero.


[ G ] Gays: homens que sentem atração afetiva/sexual pelo mesmo gênero.


[ B ] Bissexuais: homens e mulheres que sentem atração afetiva/sexual pelos gêneros masculino e feminino. As pessoas que sentem atração afetiva/sexual por todos os gêneros é chamada de "pansexual".


[ T ] Transgêneros, Transexuais e Travestis: conceitos relacionados à identidade de gênero e não à orientação afetivo/sexual. 


Transgêneros: termo "guarda-chuva", usado para designar pessoas que assumem um gênero não correspondente ao sexo biológico.


Transexuais: busca ou passa por uma transição social - que pode incluir tratamentos hormonais ou cirúrgicos - a fim de se assemelhar com sua identidade de gênero.?


Travestis: vivenciam papéis de gênero feminino, mas não se reconhecem como homens ou como mulheres, mas como membros de um terceiro gênero ou de um "não gênero".?


[ Q ] Queer: existem muitas explicações sobre o termo queer, que trata mais sobre um comportamento de identidade do que o gênero ou sexualidade da pessoa.



[ I ] Intersexo:
pessoas cujo desenvolvimento biológico não se encaixa na norma binária. Para além dos órgãos genitais, as variações também podem ser hormonais e até cromossômicas.


[ A ] Assexual: pessoas que não sentem atração afetiva/sexual por outras pessoas, independentemente do gênero.?


[ + ] O + representa as outras variações de gênero e sexualidade. Entre elas estão xs Curioso, Pan e Polissexuais, Aliados, Two-spirit e Kink. 


Foto de destaque: Unsplash