Alunas participaram de uma semana imersiva com 30h de estudo sobre o universo de roteiro cinematográfico, com a realizadora e roteirista Melina Galante

Por Sthefany Duhz
23/03/2021 17:15

Nota aos leitores: O CineMarias oferece abertamente todo conteúdo de sua plataforma por sua contribuição diária para a agenda 2030. 

O primeiro curso do CineMarias, Voz e introdução à criação de roteiro, aconteceu entre os dias 15 e 19 de março, com a realizadora e roteirista Melina Galante. Foi uma semana imersiva com aulas todos os dias, das 13h às 19h, na qual as 20 jovens bolsistas conheceram várias abordagens dentro do universo dos roteiros cinematográficos.

No curso, Melina Galante lecionou sobre temas como elaboração de roteiros, construção de personagens, elementos da narrativa e estrutura dramática. Também foram abordadas as etapas de elaboração de um roteiro, como o storyline, sinopse, argumento, escaleta e roteiro literário, além dos tipos de roteiro, com ênfase em filme-poesia.

Para a aluna Adriele Coelho, o que mais marcou na formação foi perceber a importância do momento da escrita para a criação de um filme. “O curso de roteiro me mostrou a valorização do contexto do filme, de quem está por trás”, conta a estudante.

Já para Geovanna Novaes, o que se destacou foi a aproximação e o trabalho em equipe com as outras participantes do seu grupo. “A gente conseguiu se conectar em todas as nossas ideias, uma completava o que a outra pensava, então funcionou muito bem. (...) E a gente não queria passar imagens tão fortes da violência, a gente quer deixar de uma forma bem poética”, conta a aluna.

Para a realizadora Melina Galante, a experiência de ministrar o curso imersivo foi uma grande troca de experiências. “Eu sei que é puxado, sei que é cansativo para as meninas, mas eu estou revigorada. Muito obrigada! Foi incrível! Eu agradeço às meninas e ao CineMarias pela confiança”, comenta Melina Galante.


Crédito: Melina Galante/Acervo Pessoal

Para conclusão do curso, as 20 bolsistas apresentaram seus roteiros para a produção de filmes-poesia.

O Cinema de Poesia é o gênero escolhido para a realização das produções no CineMarias por unir elementos reais e experimentais de ficção e de poesia, permitindo, assim, que assuntos delicados e sensíveis possam ser abordados com uma linguagem livre. As obras ficarão disponíveis para visualização na plataforma cinemarias.com.br e servirão de portfólio para as jovens.

Por fim, pedimos às alunas que escolhessem uma palavra para definir a professora Melina Galante e olha só essa nuvem de palavras:


Crédito: Elielton Oliveira/CineMarias

E não acaba por aí! Nas próximas semanas, as futuras cineastas vão aprender ainda mais com os cursos de linguagem cinematográfica, montagem e edição, além da oficina de filmes-poesia.

O CineMarias é uma realização do Instituto Vida Nova (Movive) e Puri Produções, com produção da Lúdica Audiovisual e apoio do Centro Universitário Faesa e da Agenda Mulher. O projeto tem recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), direcionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.