Notícias

Banestes realiza ação de cidadania financeira no CineMarias

As participantes aprenderam sobre independência financeira e também como abrir uma conta pelo aplicativo do banco para receberem suas bolsas-auxílio

Por Sthefany Duhz
06/04/2021 16:29

Nota aos leitores: O CineMarias oferece abertamente todo conteúdo de sua plataforma por sua contribuição diária para a agenda 2030. 

Na última quinta-feira (01), das 14h às 15h, o Banestes realizou uma ação de educação financeira e auxiliou na abertura de contas sem tarifas, por meio de um encontro online, para as alunas bolsistas do CineMarias.

A ação é uma aula de educação financeira, que contou com temas sobre independência econômica, sobre a importância de ter uma conta no banco, entre outros. As jovens cineastas aprenderam a abrir uma conta sem tarifas pelo aplicativo do Banestes para que possam receber a bolsa-auxílio do CineMarias.

Nas inscrições, as participantes que optaram por todas as atividades do laboratório imersivo vão receber uma bolsa de R$ 600. Já as participantes que optaram por apenas uma atividade avulsa receberão a bolsa de R$ 400.

O papo foi conduzido pelas servidoras do Banestes, Daniela Lana, Diana Masri e Isis Parteli. Para além do conhecimento de educação financeira, a bancária e intraempreendedora social, Daniela Lana, apresentou às jovens cineastas, a “cidadania financeira”. “Geralmente, fala-se mais da educação financeira, que é dar algum tipo de orientação sobre finanças. Na cidadania financeira, acreditamos que, através de todo o conhecimento de como lidar com suas finanças, como lidar com o dinheiro, você possa conquistar vários direitos. E que você tenha ciência de muitas oportunidades que são oferecidas”, declara.

De acordo com os dados apresentados na ação, estudos apontam que 90% das mulheres investem seu dinheiro em sua família. Seja na educação de seus filhos, na boa alimentação, no lazer, bem-estar e na saúde.


Crédito: Reprodução tela da Ação Banestes online.

“A nossa fala hoje é sobre a importância de trabalhar o tema da educação financeira, pois sabemos que o dinheiro move o mundo e, infelizmente, a nossa relação com o dinheiro ainda é colocada de uma maneira difícil.Não aprendemos a falar de dinheiro de uma forma natural, de uma forma tranquila. A gente vê que é cada vez mais necessário criar esse tipo de oportunidade para que a gente possa ter essa relação com o dinheiro, com as finanças, o mais amigável possível. Para que, através disso, a gente possa conquistar a independência financeira e realizar nossos sonhos”, comenta Daniela Lana.

Para a diretora de programação do CineMarias, Luana Laux, a ação foi além de um novo conhecimento para as futuras cineastas, um estímulo à autonomia das mulheres. “Achamos importante fazer esse encontro, para além da importância de pensar a independência financeira, mas até como uma forma de autonomia enquanto mulher”, conta.

A agenda faz parte da programação do CineMarias e é para todas as participantes inscritas, seja do seminário, curso de roteiro, linguagem cinematográfica, montagem ou oficina de realização de filmes-poesia.

O CineMarias é uma realização do Instituto Vida Nova (Movive) e Puri Produções, com produção da Lúdica Audiovisual e apoio do Centro Universitário Faesa e da Agenda Mulher. O projeto tem recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), direcionados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.